domingo, 9 de setembro de 2007

Jobim ameaçou comandante de demissão

Relato sobre regime militar teria gerado queda-de-braço.

primeira crise militar no Ministério da Defesa sob o comando de Nelson Jobim deixou claro a maneira como o ministro lidará com atos de contestação a sua autoridade. Prestes a emitir nota em nome das Forças Armadas contra a publicação de um livro sobre a ditadura, o comandante do Exército, general Enzo Peri, recebeu ameaça explícita de demissão.

O incidente, de acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de ontem, aconteceu no dia 31 de agosto, quando Jobim e o Exército mediram a forças no rastro da solenidade de lançamento do livro Direito à Memória e à Verdade, assinado pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e patrocinado pelo governo federal.

O relato - que narra histórias de 479 vítimas do regime militar - é o primeiro documento oficial a apontar culpa do Estado por abusos cometidos durante a ditadura. O recado da possível demissão de Peri e de quem o apoiasse chegou ao Quartel-General, em Brasília, no fim da manhã, momentos antes do início de uma reunião extraordinária do Alto Comando do Exército para que fosse elaborada nota de repúdio ao livro e a uma declaração do ministro durante o lançamento, de que não admitiria reação à publicação e, se houvesse, haveria resposta. A ameaça de demissão foi feita por telefone, repassada por um assessor civil de Jobim.

Ao fim da reunião, depois de muita discussão entre os militares, os generais resolveram, por unanimidade, emitir nota mais amena e respeitosa, mas apresentando a posição da Força. O objetivo era mostrar que eles podiam, sim, responder a Jobim. Por volta das 19h, o comandante do Exército apresentou a nota ao ministro. Jobim considerou-a "aceitável" e apenas trocou o tempo de um verbo para o passado.

O ministro, então, telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, leu o texto, e avisou que, por ele, estava tudo bem. Deram a polêmica por encerrada

Exibindo conteúdo de 08 de setembro de 2007. Edição nº 15359 Zero Hora Porto Alegre

Nenhum comentário:

Brasil tu és muito maior

Brasil tu és muito maior
Um dia teu povo fará justiça pois temos exemplos de Getúlio Vargas, da revolução de 1930 e dos caras pintadas. Temos também muito vivas as memórias dos Farrapos.

HINO RIOGRANDENSE